Semana 2

Olá pessoal, segue a atualização dessa semana.

Exercício Físico

Essa semana voltei a praticar natação, e fui três vezes durante a semana. Nos dias que fiz natação percebi boa melhora no meu nível de energia e qualidade do sono. Enquanto nos dias que não pratiquei tive mais sonolência.

Eu havia parado de praticar qualquer exercício físico há uns seis meses. Estou praticamente sem condicionamento físico, fazia uma volta na piscina e precisava descansar por um minuto. 

Alimentação

Também estou começando um programa de reeducação alimentar. Meu peso sempre foi constante, mas como disse desde que me mudei do Brasil já ganhei quase 10 quilos. De acordo com o cálculo do IMC estou um pouquinho acima do peso, precisaria perder 2 quilos. 

Costumo comer três vezes ao dia. Já tentei fazer essas dietas de comer seis vezes ao dia e não me senti muito bem.

Minha dieta atualmente é a seguinte.

Manhã

Duas a quatro fatias de pão com ovos mexidos ou queijo
Suco de fruta de laranja ou limão

Almoço

Costuma variar bastante, em casa como a minha esposa é vegetariana não costumamos comer carne. As vezes ela cozinha salmão. Em geral, essa é a nossa refeição:

Arroz
Feijão
Legumes
Salada
Alguma carne vegana 

Jantar

Até pouco tempo costuma comer um sanduiche natural com queijo, tomate, alface. Nessa semana comecei a comer um prato semelhante ao almoço.

Fiz consulta com nutricionista e fiquei um pouco decepcionado que ela passou para fazer seis refeições por dia. Como recebi o plano nutricional no final da semana, achei melhor começar a praticar no começo da próxima semana. 

Acompanhamento Médico

Nesta semana que passou também visitei meu médico endocrinologista. Como eu não tenho tireóide há vários anos preciso tomar Levotiroxina para repor o hormônio que era produzido naturalmente pela tireóide. 

A médica recomendou diminuir a dose da Levotiroxina porque o alto nível desse hormônio causa hipertiroidismo, que tem  a fadiga como um dos sintomas. Ela já havia indicado uma redução no passado, mas o marcador de TSH ainda continua muito baixo.

O TSH é o hormônio que estimula a tireóide a produzir o T3 e T4. Quando está muito baixo pode significar que o nível do hormônio da tireóide também está alto, e o corpo não precisa estimular a tireóide.

Quando a fadiga estava no nível mais alto eu estava tomando 175mg de Levotiroxina, e na primeira visita com a médica ela reduziu para 150mg. Como o TSH ainda continua muito baixo, em 0,03, ela reduziu novamente a dose da Levotiroxina para 135mg. 

Eu estava tomando vitaminas junto com a Levotiroxina, e a médica pediu para não tomar nada junto que reduz o nível de absorção. Então é possível que mesmo reduzindo a dose e tomando a Levotiroxina sozinha o meu nível de TSH continue muito baixo.

A médica também recomendou aumentar a dose da vitamina D3. Antes, eu estava tomando 2000 UI por dia, e mesmo assim o exame mostrou que o nível está abaixo do recomendado. Agora vou passar a tomar 3000 UI a noite.

Também comecei a tomar magnésio. Em uma avaliação que fiz, vários estudos mostram uma ligação entre a deficiência do magnésio e falta de energia. Por segurança, a médica vai passar a monitorar o nível de magnésio nos próximos exames.

Comentários