Semana 1

Olá, criei esse Blog para falar sobre meus desafios na vida e o que estou fazendo para vencê-los. Todos nós temos nossos próprios desafios, e meu intuito aqui é documentar essa viagem de desenvolvimento pessoal, e incentivar você que esteja um pouco desanimado, a também fazer o mesmo. Sabe aquele medo que está escondido há muito tempo, ou aquela pessoa que você sempre imaginou que iria ser e acabou desistindo? Ainda dá tempo, você está vivo.


Há alguns anos mudei-me para os EUA buscando uma vida melhor para minha família. Encontrei mais qualidade de vida, só que ao mesmo tempo aconteceu algo inesperado.  Tanto eu como minha esposa passamos a nos sentir muito cansados o tempo todo. Não descobri ainda o que causa esse cansaço. Temos menos estresse com trânsito, preocupação com a violência. Mesmo assim, por alguma razão que não consigo explicar, nos sentimos cansados, sem energia boa parte do dia. 


Essa sensação foi aumentando com o decorrer do tempo até que durante a pandemia começou a ficar insustentável. Eu ficava sonolento o dia todo, não conseguia concentrar-me no trabalho. Fizeram uma bateria de exames, e não encontraram nada anormal. Pensei que poderia ser minha TDAH que tinha voltado, voltei a tomar estimulantes. Ajudou um pouco, mas logo a sensação voltou. Resolvi então começar a fazer sessões com uma psicóloga e estabelecer uma rotina diária mais regrada. Fui melhorando aos poucos, mesmo ainda tendo dias ruins, a maioria dos dias da semana eram bons, voltei a conseguir me concentrar no trabalho. 


Recentemente a falta de energia e cansaço voltaram. Cansei de me sentir assim!


Tenho tantos objetivos que quero alcançar, e essa sensação me deixa paralisado. Resolvi listar todos os problemas que me incomodam atualmente, muitos há muito tempo, e resolvê-los de uma vez por todas, um por um, e todas as semanas vou postar atualização de como está sendo.


Já falei bastante sobre isso, e está no topo das minhas prioridades porque sem energia não temos motivação para fazer nada. 


Pelas pesquisas que realizei, descartando as doenças, as principais causas da falta de energia e cansaço estão associados a alimentação, falta de exercício ou sono inadequado.


Aqui nos EUA, nos alimentamos muito com fast-food e doces. Não consumimos fast-food com tanta frequência, no máximo duas refeições por semana, agora quando junta com o consumo de doces, principalmente sorvete, podemos dizer que nossa alimentação acaba ficando muito desbalanceada. Engordei quase 10 quilos depois que me mudei para cá, e sempre fui uma pessoa com bastante dificuldade em ganhar peso.


Por isso, a primeira medida será uma reeducação alimentar com a ajuda de uma nutricionista para criar um cardápio balanceado.


Outra mudança que geralmente está na lista de ações para me sentir melhor durante o dia são os exercícios físicos. Vou ser sincero, nunca fui muito fã de exercício físico, principalmente aqueles com movimento repetitivo, como a musculação. Eu trabalho boa parte do dia sentado na frente do computador, e agora com a pandemia me movimento ainda menos. Antes pelo menos tinha que me movimentar para ir até o trabalho. Não tem jeito, preciso voltar a fazer exercício, estou careca de saber dos malefícios da minha vida sedentária.


Vou experimentar esportes. Fiz natação quando era garoto, e era um dos esportes que mais gostava de praticar. Também pretendo aprender a jogar tênis, quem sabe eu não gosto. 


Por último, vou criar uma rotina para dormir. Tenho dormido em média sete horas por noite, e percebo que não tem sido suficiente. Ainda mais que costumo ter obstrução nasal a noite, e acordo sempre cansado. Esse talvez seja o principal motivo do meu cansaço, só que tenho esse problema desde a adolescência, e nunca senti esse nível de cansaço que tenho sentido atualmente.


Fique atento, na próxima semana vou postar novidades. Como essas três medidas: alimentação balanceada, exercício físico e rotina para dormir vão melhorar meu nível de energia.


Comentários